Melissa X Zaxy

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Ok! Antes que falem:  "Não se pode comparar Melissa com essa imitação frajuta!!", parem só um pouquinho e leiam! 
Euzinha, também fã enlouquecida da Melissa e furiosa pelas imitações até eu me desprender desta "praga capitalista" (risos) pensava que era um afrontamento imitarem as sandálias mais queridas e cheirosas que existem! Porém, com o aumento do preço das tão amadas e famigeradas sandálias a gente começa a refletir. E mais ainda depois que a gente passa a pagar as nossas Melissas com o tão suado dinheiro de todo um mês de trabalho! (#dramaqueen)
Faz tempo que reparo que essa tal imitação, chamada Zaxy, no meio de tantas outras vem crescendo muito, com direito a propaganda em revistas, patrocínio de blogueiras, concursos culturais e por aí vai.
Parando em um loja que tinha vários modelos da marca e muito parecidos com algumas Melissas mais populares resolvi dar uma olhada e analisada.


                 

Os modelos são quase os mesmos, tira um ou outro detalhe que muda em milímetros para não ser cópia, a marca também tem os modelos flocados,  todas tem cheirinho (não igual, mas lembra bala) e o melhor: é da Grendene!! 


Caras melisseiras, as mais novas podem não lembrar, mas as Melissas até o ano de 2006 , que eu me recorde, tinham o nome da fabricante "Grendene" bem grande no solado. Agora elas só têm , bem grande, MELISSA. Porém, se você procurar no site da famigerada vai ver que o SAC da marca é direto com a Grendene, que fabrica mil sandálias de plástico aqui no Brasil. Lembram da Rider? É lembrada como sandália que dava chulé e de pobre. A Melissa na época da minha mãe também era exclusiva dos economicamente desfavorecidos! Ninguém queria ser visto com calçados de plástico. Mas isso subitamente mudou, porque hoje a moda é feita para adolescentes e jovens. Nós ditamos o que é bom ou ruim, também para as outras gerações. E a Melissa nos anos 2000 caiu na graça das pequenas e boas consumidoras! 

É claro que a Melissa sempre vai ser a mais querida, a mais original, mais bem acabada e bem mais cara. A cover vai ser um pouco mixuruquinha, sempre imitará um modelo popular e mais barata. Assim trará para a fabricante muito lucro, porque venderá horrores! Enquanto isso a original está sendo levada para os gringos e a cada pé de celebridade que calçar ficará mais cara para gente! Até o dia que um empresário gringo comprará por milhões a marca e a sandália deixará de ser brasileira e acessível a qualquer um reles mortal daqui. Talvez passaremos a comprar Zaxy, que será tão cara quanto a Melissa é hoje!

Bom, esse foi um desabafo de uma contribuinte para a perpetuação do sistema capitalista. 

Mas e aí, a Melissa ainda é soberana ou está acabando o seu reinado? Vocês usam Zaxy ou a Melissa vale o preço que custa? 



14 comentários:

  1. Eu ia escrever sobre isso esses dias, mas acabei me esquecendo.Vou até indicar o post pois o que eu penso você acabou escrevendo ai.Minha mãe morava numa cidade do interior da Bahia e usava sandália de plástico porque era mais barata.Eu quando criança usei muita botinha de plástico da Xuxa,enfim eu comprei minha primeira Zaxy em 2008 e me lembro sim que a Melissa tinha Grendene escrito no solado,sempre tive vontade de ter uma e as que comprei (tirando uma que comprei para a minha sobrinha aquela do Ronaldo Fraga)foram todas de brechó, nunca tive coragem de gastar tão caro em um calçado de plástico afinal calçado para mim é algo que tem que durar bastante que ao contrário das roupas que compro eu pago caro para que possa durar.Eu não tenho nada contra,tenho três modelos de Melissa comprados em brechó e três modelos de Zaxy nunca tive esse tabu e acho muito falho comprar algo exclusivamente pelo status que a etiqueta causa.
    Aprendi que não importa se a roupa é de baciada, os acessórios do lar  comprados em lojas de R$1,99 que tudo seja limpo e bem cuidado isso vale e muito.Por isso mesmo eu parei de ler MUITOS  blogs de moda por conta dessa ditadura toda,me lembro que pouco tempo atrás as pessoas usavam aquilo que é acessivel para sua condição real financeira mesmo estando na moda ou não usavam aquilo que elas gostavam.Afinal tem que pagar aluguel, energia, mercado,internet,água,condução e sei lá pagar tão caro em um calçado por conta da etiqueta ou por estar na moda sempre achei besteira.
    Queria falar mais, mas a falta de tempo nem me permite revisar o texto lol
    Bjs
    http://eunaotenhofoco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, digo novamente que curto muito seus comentários! Quanto maiores melhor! Realmente você coloca o que pensa sobre o assunto, e é isso que esperamos, saber da opinião alheia!
    E fico mais feliz ainda em saber que gostou do post!

    bjs bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Elen! Sinceramente, esse sucesso da Melissa é mais por Status.Tem gente que realmente gosta e tals, mas são poucos.Eu só tenho uma melissa de uma coleção super antiga que achei em um brechó.Já a Zaxy tenho duas por ser mais acessível e pretendo ter mais.Tirando as Melissas que são feitas em parceria com algum designer eu não acho que vale o preço.
    bjs

    http://www.pinkmassacre.com

    ResponderExcluir
  4. Fico imensamente triste ao ver pessoas como tu, me desculpes. Mas vejamos bem: Melissa e Zaxy são marcas do mesmo fabricante, ou seja a Grendene, então me diga, onde há cópia? Olha só, o mesmo fabricante produz dois sapatos, só muda o nome, o modo de produção é o mesmo, a única diferença é a marca. Cópia seria se fossem de fabricantes diferentes. Entendeste o ponto que eu quis chegar?  Eu uso sim melissas, acho muito fofas, mas cá entre nós, o preço é justo? Não, toda melisseira como tu, deves saber que a Melissa machuca muito o pé e os modelos flocados perdem a qualidade muito cedo. A Zaxy podemos dizer que é uma "adaptação" da Melissa para pessoas que não tem condição de pagar um valor elevado por um produto que na realidade não vale tudo isso. Uma Zaxy aranha é na faixa de 25,00 e uma Melissa uns 90,oo. Quem é tão alienado que paga mais que o triplo pelo mesmo produto?  Ps. Caso tu não saibas, a Zaxy é feita do mesmo material da Melissa, sabia? Então não é  imitação fajuta.  Espero ter ajudado, beijos. 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo com tudo o q vc disse, que, alias, é tudo q disse no meu post. A diferenca é q utilizo um ponto d vista irônico. Entao desculpas se nao fui clara. Aprecio seu comentario, ficarei feliz se voltar sempre!

      Excluir
  5.  Sim, concordo com tudo o q vc disse, que, alias, é tudo q disse no meu
    post. A diferenca é q utilizo um ponto d vista irônico. Entao desculpas
    se nao fui clara. Aprecio seu comentario, ficarei feliz se voltar
    sempre!

    ResponderExcluir
  6. Oi Elen,
    Eu entendi perfeitamente seu post e compartilho com você a tristeza pelos altos preços da Melissa. Eu as amo, mas não posso pagar por uma sandália que equivale a 2% do meu salário!!! Isto é demais para mim!!! Então, eu estou me tornando a mais nova apreciadora da Zaxy pelo fato de custar menos de 1% do meu salário! Afinal, a qualidade é a mesma, não é?!
    P.S. Adorei o seu texto! Você escreve super bem!
     

    ResponderExcluir
  7. Tb amo Melissa, e a Zaxy é uma marca do mesmo fabricante, para um público mais C/D... é como a Kopenhagen e Brasil Cacau... com a Cacau Show no mercado a Kopenhagen perdeu mto público, pq Cacau Show tb é boa mas é MUITO mais barata... então o fabricante da Kopenhagen lançou a Brasil Cacau, pra não perder essa fatia mais popular do mercado, e o mesmo acontece com a Zaxy. Se vc pega a Melissa aranha e a cópia da Zaxy, vai ver que são EXATAMENTE iguais... até o material do solado interno, só muda o logo mesmo! Alguns modelos são apenas parecidos mas a aranha é IGUAL.

    Existe uma marca que faz sapatos de plásticos bem acabados, com cores lindas... e não são cópias dos modelos da Melissa, têm personalidade... inclusive já vi a Melissa fazer coisas parecidas q eles lançaram antes! Vale super a pena... Petite Jolie, olha...http://www.petitejolie.com.br/

    ResponderExcluir
  8. A Petit Jolie faz sapatos de outros materiais tb, não apenas plástico. O único "defeito" é q a marca é do Sul, acho... e é difícil encontrar por aqui (bom, não sei de onde vc é... mas em SP é raro)... vejo muita gente cobrando deles uma loja online, pelo facebook... estou no aguardo tb, quem sabe...! Gosto bastante dos sapatos deles!

    ResponderExcluir
  9. Sim eu conheço a Petit Jolie, acho que já vi aqui no Rio. Mas confesso que vejo mais os anúncios nas revistas. Acho que hoej em dia toda grande marca tem uma marca pra atingir a classe C/D, que na verdade, como falei no post, são as que mais consomem pelo simples fato de estarem em maior número. Com essas submarcas que tem muita qualidade ( amo a Brasil Cacau!!) o meu bolso agradece!

    bjs
    obrigada por visitar! volta sempre, tá?

    ResponderExcluir
  10. Eu particularmente, sou melisseira e acredito que a melissa vale o preço que custa SIM,  elas são lindas, cheirosas, originais, dão um UP em qualquer look e nem todas fazem calos, as que fazem é questão de costume, pelo menos comigo, todas foram assim! Eu não compro zaxy, se eu estiver com pouco dinheiro e estiver precisando de um sapato novo, vou em uma loja qualquer com R$ 50,00 e compro uma sapatilha como essa 
    http://www.dafiti.com.br/Sapatilha-Laco-Onca-1125011.html por exemplo, linda, barata e não é originária de nenhuma outra. Eu RESPEITO SIM quem gosta/compra zaxy, não vejo mal algum, mas eu com pouco dinheiro opto por outras sapatilhas, beeeijo =*

    ResponderExcluir
  11. A originalidade da Melissa é inegável, por isso que o que vem depois é cópia mesmo, só que mais acessível. Admito que adoro comprar melissas, mas também uso outros sapatos que muitas vezes acabam saindo até mais caro. Boa saída que mostrou pra comprar sapatos mas baratos  que não copiem outros! Mas aí vai da vontade de cada um tb. 
    beijos! Volte sempre! <3

    ResponderExcluir
  12. Olha não tenho nenhum "sapato de plastico", e acho muito inteligente da grendene colocar uma "marca cópia", pois assim ela atinge todas as moças. O mais interessante é que com a "guerra" entre 'Melissa é Melissa e o resto é cópia' a Grendene criou uma estratégia que vai viciando as brasileiras em seus sapatos de plastico e que, assim que as moças tiverem money, poderão comprar uma "Melissa original."
    Vejo tbm que hoje sapato de plástico ficou perpetuado como Melissa, assim como potes de plásticos são Tupperware, e isso é mágico! Principalmente por ser uma marca brasileira.
    Pensou em comprar uma Melissa e uma Zaxy, mas me irrito ao chegar na faculdade e saber que terei que viver mais um dia sentindo o cheirinho gostoso, mas enjoante que as Melissas de minhas companheiras de classe tem.
    E tbm me irrito com os comentários "você não sabe o que está perdendo por não ter uma", ou "Essas marcas que tentam imitar cada detalhe"...
    Se formos parar para pensar, é bobagem discutir sobre isso, pois teríamos ( na minha opinião) que discutir sobre a copia do esmalte vermelho, do batom incolor, das blusas, das calças, das bolsas, e não podemos nos esquecer das canetas azuis!
    Adorei o blog e o post,
    Abraços,
    Day.
    ( Desabafo encerrado huauahu)

    ResponderExcluir

Fiquem bem a vontade para comentar! Obrigada por passar por aqui! Bjs <3